WWW.SOTAVENTO.COM.BR

Bem-vindo a nossa casa.

Aqui contamos histórias sobre nossas peripécias dando a volta ao mundo em nosso veleiro. Nós somos: Fabio, Miriam, Caio e Rafael e não sabemos onde vamos parar, só sabemos que vamos "Para onde o vento vai".


Modelo de LOG BOOK

Ao longo dos tempos eu tenho usado modelos diferentes de logbook até ajustar um modelo que atende as minhas necessidades. Claro que o modelo evoluirá a medida que vai sendo usado, desta forma resolvi abrir o modelo para que outros navegadores possam utilizá-lo.

O principal objetivo é produzir um documento que seja útil a navegação e que possa ser usado de maneira livre por todos os que navegam, garantido registro pormenorizado e maior transparência quanto as decisões dos comandantes o que implica em maior segurança a navegação.

Em meus planos consta a produção de um site para que o registro das singraduras seja efetuado pelos navegantes de maneira a oferecer serviços sem custo àqueles que fazem do mar seu lar.


Instruções de uso

Você verá um pdf com 3 páginas inseridas. Cada página é relativa a um contexto do livro.

Primeira Página (número de impressões: 1)
A primeira página é chamada de sumário e serve para você registrar o resumo geral de cada grupo de viagens que você faz. Neste página você encontra 10 registros para 10 viagens diferentes.

Segunda Página (número de impressões: 10)
Isto nos leva a segunda página que descreve cada uma destas viagens. Você precisa imprimir 10 destas segundas páginas. A segunda página é um cabeçalho da viagem. Para cada percurso com início / fim você vair registrar detalhes da navegação. Este página registra até 12 trajetos. Isto quer dizer que você deverá imprimir a terceira página 12 vezes para cada segunda página impressa.

Terceira Página (número de impressões: 120)
Cada viagem consta de detalhes de navegação que são registrados na terceira página. Nesta página você tem um checklist e uma seqüência de 26 registros de percurso. Cada registro tem uma característica própria. Se for registro de chamada RADIO você informa o canal na coluna rádio e faz comentários. Se for registro de percurso, você informa todos os outros detalhes sem informar a coluna RADIO.

Aguardo seus comentários para aperfeiçoar nosso Log Book

Obrigado pela participação

6 comentários:

  1. Fabio,

    Bem interessante o Logbook.
    Vou analisar com mais calma, e eventualmente, sugerir alguma inclusão.

    Bv,

    Cap. Eduardo Schwery
    REGWELL - Paraty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito.

      Eu tenho usado este logbook e já estou bastante acostumado com ele, mas meu plano é montar um site para registrar o logbook e deixar o uso do site free para os navegantes.

      Fico no aguardo das sugestões. Quanto mais gente sugerir melhor ficará o logbook.

      Abraço

      Fabio

      Excluir
  2. Parabéns pelo excelente artigo. Dá vontade de iniciar os planos para um cruzeiro só de ler!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo excelente artigo. Dá vontade de começar o planejamento do cruzeiro no ato!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo excelente artigo. Dá vontade de iniciar os planos para um cruzeiro só de ler!

    ResponderExcluir
  5. Hello, its good post concerning media print, we all understand media is a enormous source of facts. all of craigslist

    ResponderExcluir