WWW.SOTAVENTO.COM.BR

Bem-vindo a nossa casa.

Aqui contamos histórias sobre nossas peripécias dando a volta ao mundo em nosso veleiro. Nós somos: Fabio, Miriam, Caio, Rafael e Cacau e não sabemos onde vamos parar, só sabemos que vamos "Para onde o vento vai".


Planejamento de derrota

Antes de uma travessia eu costumo usar alguns programas para planejar a derrota. Aprendi a usá-los ao longo da viagem ao redor do Atlântico.

Nesta página vou dar algumas dicas sobre o planejamento.

Vamos por partes. Em primeiro lugar vamos baixar e instalar os seguintes programas. (alguns desses programas são FREE outros tem versão TRIAL e outros ainda só versão paga)

  1. FreeMind ( https://docs.google.com/open?id=0B6Xyl8k6iZG-YVVveUM3SVFXdG8 )
  2. CHECKLIST usado no FreeMind ( https://docs.google.com/open?id=0B6Xyl8k6iZG-TmpsOXVzcFZ0SlU )
  3. Visual Passage Planner ( http://www.digwave.com/Download/VPP2Setup.EXE )
  4. Zygrib ( http://www.zygrib.org/getfile.php?file=zyGrib_win-5.1.3.tgz - Tem que descompactar em um diretório para depois usá-lo) ou uGrib (  http://www.grib.us/Downloads.aspx - Tem que se registrar para usar )
  5. Opencpn ( http://opencpn.org/ocpn/download) o Opencpn é free.
Com o Visual Passage Planner você plota dois pontos e define alguns parâmetros sobre a derrota e suas preferências, incluindo o tamanho do barco e se prefere velocidade ou segurança. Depois escolhe a época do ano e pede para o programa calcular a derrota. Uma derrota calculada assim é a mais adequada para os pontos que você plotou, para a época do ano e para os demais parâmetros informados.

Derrota pretendida

Derrota otimizada

Analise a derrota calculada e verifique se ela atende as especificações de segurança. Depois transfira os pontos para o opencpn. A carta digital abaixo está com nível de detalhe só para ver a derrota toda, mas não se esqueça de analisar a derrota no maior detalhe disponível. Nesta fase basta ter a derrota planejada. Depois vamos ver como analisar a derrota com a previsão dos ventos e mar.

Agora você deve acrescentar a previsão de tempo que baixou com o uGrib ou com o zyGrib.
O resultado fica assim:

Agora é hora de verificar o melhor momento de sair e o que você pode esperar ao longo da derrota. Muitas vezes você deve considerar modificar o caminho por causa da previsão de ventos e ondas. Então seja bem criterioso.

Depois é só carregar seu planejamento no GPS e fazer o checklist antes de sair navegando. Para o checklist você deverá baixar e instalar o FREEMIND e abrir o arquivo CHECKLIST. Os links encontram-se acima indicados. O CHECKLIST é um procedimento que você deve adotar como procedimento de segurança. Use o meu e vá adaptando para suas necessidades. É fácil e pratico e você percebe o quanto é útil quando se depara com pequenos problemas antes de se fazer ao mar que se fossem descobertos lá fora você teria grandes dores de cabeça.

Não se esqueça de registrar todos os detalhes no diário de bordo. Se você não tiver um diário de bordo, então veja aqui neste blog um exemplo ( Modelo de Logbook )


3 comentários:

  1. Olá Fabio. Parabéns pelo Blog, muito instrutivo e que nos anima a seguir seus passos, Gostaria de uma informação, o programa Visual Passage Planner, precisa adquirir a licença para uso ou existe uma versão para teste.

    Um forte abraço, Jorge Castelão.

    ResponderExcluir
  2. Cara vc tem a chave para ativar o programa? instalei mas ele pede chave...abraços....

    ResponderExcluir
  3. ... pois é, apois... sem a chave do programa nada funciona, de que adianta MEIA ORIENTAÇÃO? para que serve? ?!!!!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.